quarta-feira, 18 de julho de 2012

Champenoise vs Charmat - As diferenças na taça


Champenoise vs Charmat - As diferenças na taça
Agora que já vimos e já sabemos a diferença entre os métodos de produção dos espumantes, vamos descobrir as diferenças entre os espumantes, principalmente em nossas taças.
Sabemos que os espumantes produzidos pelo método Champenoise (ou método Tradicional ou Clássico) passam pela segunda fermentação na garrafa.
Já os espumantes produzidos pelo método Charmat tem a segunda fermentação acontecendo em autoclaves, passam por filtração e já estão prontos para o consumo.
Por este motivo, é esperado que espumantes produzidos pelo método Charmat sejam jovens, com aromas e sabores frescos, frutados e florais.
São espumantes que devem ser consumidos rapidamente e logo após terem sido produzidos.
Por este motivo, também tendem e ter o preço ao consumidor final menor.
Já os espumantes produzidos pelo método Champenoise, necessitam de mais tempo para estar prontos. Passam por autólise (em geral, no Brasil, por um tempo entre 12 a 18 meses), após receberem a rolha definitiva e a gaiola, podem ainda ficar mais um tempo em cave, maturando seus aromas e sabores.
Seus aromas e sabores, além da fruta, tendem a apresentar notas terciárias, entre elas: fermento, lácteo, tostado e frutas secas.

Curiosidades
  • Vinícolas pequenas tendem a produzir espumantes pelo método Champenoise, pois o investimento inicial para a produção é muito menor que o método Charmat.
  • Algumas vinícolas grandes produzem espumantes pelo método Charmat, pois o custo do produto é menor, pois há ganhos em escala e o retorno é mais rápido (o espumante vai para o mercado mais rapidamente).
  • Espumantes produzidos pelo método Charmat são bons companheiros para dias de calor, principalmente perto de uma piscina.
  • Espumantes produzidos pelo método Champenoise são bons companheiros para alguns tipos de pratos.
Duas dicas para prova de espumantes
Segue duas dicas de espumantes para provar e comparar as diferenças entre os métodos de produção de espumantes, um pelo método Champenoise e outro pelo método Charmat.

Miolo Cuvée Tradition Brut (Método Champenoise) - R$30,00




Marcus James Brut (Método Charmat) - R$20,00




Como provar
  1. O vinho deve ser servido a temperatura entre 6 a 8 graus celsius.
  2. Servir em taças apropriadas para espumantes. São taças longas e altas, de pequeno diâmetro e com haste longa. São encontradas em qualquer loja de utensílios para cozinha.
  3. Ter em mãos uma folha e caneta, para fazer as anotações.
  4. Servir aproximadamente 50 ml de vinho em cada taça.
Boa degustação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário