segunda-feira, 21 de maio de 2012

Almaúnica


Fundada em 2008 a Vinícola Almaúnica tem em seu DNA uma paixão secular pelos vinhos. Ela foi criada pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli, que receberam a companhia de Denise, esposa de Márcio, a qual conheceu durante a formação no Curso Superior de Viticultura e Enologia na cidade de Bento Gonçalves. 
Fachada da Almaúnica, uma vinícola moderna

Filhos de Laurindo e Doracy Brandelli, os irmãos montaram uma empresa que alia a tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, embasadas na vontade de elaborar produtos nos quais se expressa todo o amor e carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer.
Márcio, Magda e Denise, um time de primeira

Os dois pertencem à quarta geração de uma família que nasceu para produzir vinhos. Uma história que começou em 1887, quando o imigrante italiano Marcelino Brandelli chegou à região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, trazendo na bagagem a paixão pelas videiras. Após passarem pela vinícola da família, que leva o nome do pai, os dois decidem seguir um caminho próprio.
A Vinícola Almaúnica tem o desejo de elaborar vinhos e espumantes com o máximo de cuidado e dedicação, da videira à garrafa, aliando tradição às técnicas mais modernas de elaboração para consumidores cada vez mais informados e exigentes. Por isso, a Almaúnica foi construída para ser pequena no número de garrafas elaboradas, porém, para se tornar um conceito na elaboração de vinhos finos e espumantes e no enoturismo, com modernidade e os conhecimentos seculares de uma gente que nasceu para isso.
Tanques de aço inox garantem a higiene e a qualidade durante a fermentação

Contando com 2,5 Ha em vinhedos próprios e mais 10 Ha em vinhedos de produtores parceiros do Vale dos Vinhedos, a Almaúnica tem rigoroso controle de qualidade, com supervisão do enólogo e sócio da vinícola, Márcio Brandelli.


Os 6,5 mil pés por hectare garantem à vinícola a maior densidade de plantio do país e produção controlada e limitadíssima a dois quilos de fruta por planta. Isso garante maior concentração de açúcares, compostos aromáticos, taninos e antocianas e baixa acidez ao vinho. É deste vinhedo que sairá o vinho mais especial da vinícola: o Almaúnica Parte II, vinho a ser lançado em 2014, na abertura da Copa do Mundo do Brasil. Ele conterá apenas a seleção de algumas parcelas de videiras de Cabernet Sauvignon e Merlot.
Os vinhos após elaborados ainda passarão por barricas, sendo 80% de carvalho francês e 20% de carvalho americano, trazendo aromas e ajudando na estabilização do vinho.
O vinho passa por barricas, para estabilização e ganhar aromas

A Almaúnica produz vinhos diferenciados, que chegam ao mercado amparados por excelentes avaliações. Um exemplo é o Almaúnica Syrah que na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos, safra 2011, foi premiado entre os mais representativos da safra.
Almaúnica Syrah, um dos mais representativos da safra 2011

A novidade para 2012 é o tinto Reserva Malbec, lançado em 07 de maio de 2012, no aniversário dos irmãos gêmeos Márcio e Magda.




Obs.: Este artigo foi produzido a partir de material gentilmente fornecido pela Magda Brandelli, a quem eu referencio e agradeço.

Um comentário: